quinta-feira, 11 de março de 2010



Com a intensificação do uso da internet, está sendo crescente o número de softwares para aprendizagens, o que vem intensificando esses "programas" em sua forma educativa para assim desenvolver teorias, práticas e métodos por meio dos mesmos.


Iniciado em 1970, a "onda" de jogos interativos vem ganhando espaço rapidamente dentro da juventude atual, o que acarreta uma maior oferta à esse segmento, gerando assim mais e mais "jogos educativos" para o público jovem.


Um exemplo desses jogos é o "McVideogame" que traz em sua forma básica, métodos, sejam de vendas, marketing, logistica e responsabilidades, para que se consiga ter sucesso no mesmo, onde o jogador há de cuidar dês da criação de alimentos e bois, estratégias de marketing, valorização de acionistas, corrupção de orgãos do governo, contratação e demição de funcionários, entre outros processos que fazem uma empresa ter sucesso em sua carreira.


Assim atendendo os motivos e objetivos principais que proporcionaram o desenvolvimento desses programas, que criam um ambiente interativo e dinâmico, capaz de auxiliar os métodos tradicionais de ensino.


Para o desenvolvimento desse produto foi aplicada uma metodologica focada em três etapas: a análise comparativa entre os principais modelos de referência em logística empresarial existentes na literatura, realizada através de pesquisas bibliográficas, práticas concernentes aos procedimentos e técnicas para a tomada de decisões logísticas, a fim de se aproximar do “estado da arte” sobre o tema em questão. Estas informações serviram de base conceitual e nortearam o escopo do jogo a ser desenvolvido.


Na segunda, foram analisádas o levantamento e a análise dos jogos de empresas focadas em logísticas, já existentes em universidades do Brasil e do exterior. E apartir dessas definições foi gerado uma estrutura focalizada, após muitas experimentações das variáveis e dos parâmetros que ditariam as condições de contorno de decisões a serem tomadas pelos participantes. E por fim foi elaborado o jogo, ou seja, a implementação computacional própriamente dita, seguida de testes e avaliação.


No caso do Jogo McVideogame, foi aplicado um método simulado, ou seja, o professor cria um ambiente mais próximo possível à realidade para que os alunos resolvam os problemas propostos. E nesse jogo há todo um planejamento logistico à ser seguido, Começando pelo fornecedor, passando pelo transporte, indo para a armazenagem, transporte novamente, fábrica, mas uma vez o transporte, armazenágem, e por fim o último transporte para assim atingir o cliente final, gerando assim um grande fluxo de informações.


Dentro desse jogo também foram aplicadas várias estratégias, como a de estoque, transporte e localização que ter por objetivo fornecer um ótimo serviço ao cliente e surpreender suas expectativas, que tem dentro de seu objetivo o produto, os serviços logisticos e os sistemas de informação.


Portanto, em seu envolto completo, o McVideogame é ótimo para nós de Marketing, que temos como um foco gerenciar estratégias e ações pertinentes à necessidade de nossos clientes, assim visando otimizar os serviços, produtos e consequentemente alavancar a imagem, lucro, consistência e constância das empresas clientes, focando sempre no cliente final.


Att,


Guilherme S. Zorzeto

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