quinta-feira, 29 de abril de 2010

3.11 Logística e as demonstrações financeiras

A logística pode afetar as demonstrações financeiras da empresa de várias formas, no ambiente atual, focado no resultado financeiro, otimizar o balancete com o melhor uso dos recursos tornou-se prioridade.

Abaixo segue o resumo de cada elemento do balanço, verificando como as variáveis logísticas influenciam sua forma final:

Caixa e contas a receber

Esse componente do ativo circulante é vital para a liquidez do negócio. A pressão pela necessidade das empresas, nos últimos anos, trouxe reconhecimento a esse ativo. Porém não há o reconhecimento da importância que as variáveis logísticas tem sobre essa parte do balanço patrimonial. Por exemplo, uma das variáveis menos óbvias, que pode afetar o caixa e as contas a receber, é a exatidão da fatura.

Estoques

Geralmente estão vinculados ao estoque, 50% ou mais do ativo circulante de uma empresa. A logística preocupa-se com todo o estoque da empresa, desde matérias-primas, passando pelo trabalho ainda em andamento, até chegar aos produtos acabados. A política da empresa de localização de estoque claramente causará o tamanho do estoque, e também a extensão em que são monitorados e gerenciados os níveis de estoque, além disso, as estratégias que minimizam a necessidade de estoques.


Bens, instalações e equipamentos.

O sistema logístico de qualquer negócio geralmente fará ampla utilização dos ativos imobilizados. As fábricas, os depósitos e os armazéns, que formam a rede logística, se avaliados realisticamente pelo valor de reposição, representarão parte substancial da capacidade total empregada. Todo tipo de equipamentos e veículos, ou outros equipamentos envolvidos na armazenagem e transportes podem contribuir para aumentar o total de ativos fixos.

Passivo Circulante

O passivo circulante da empresa é dividido que devem ser pagas em um prazo específico. Do ponto de vista da logística, os elementos principais são as contas a pagar de matérias comprados em grande quantidade, componentes, etc. Essa é uma área em que a integração mais ampla do gerenciamento de compras com o de operações pode render dividenda. Umas provisões programadas de suprimentos, que atenda às exigências globais do sistema logístico, pode ser obtida mediante duas técnicas co-irmãs: Planejamento das necessidades de matérias (MRP, do inglês material requirement planning) e o planejamento das necessidades de distribuição (DRP, do inglês, distribution requirements planning), Se a aquisição antecipada de materiais puder ser minimizada, isso deve resultar em uma melhoria no passivo circulante.

Dividas / patrimônio líquido

Mesmo havendo equilíbrio entre as dividas e o patrimônio liquido, há muitas implicações para a gestão financeira do negócio, vale a pena refletir sobre o impacto de estratégias logísticas alternativas: Um Número cada vez maior de empresas está arredando as instalações e os equipamentos de suas fabricas, e assim convertendo um ativo fixo em uma empresa variável. A razão entre as dividas e o patrimônio liquido, geralmente chamada de “alavancagem”, influenciara o retorno sobre o capital empregado e também trará conseqüências para o fluxo de caixa, em termos de pagamento de juros e reembolso de dividas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário