quinta-feira, 29 de abril de 2010

3.51 O custo de manutenção de estoque

Se todos os custos resultantes da manutenção de estoques forem totalmente contabilizados, então o custo real de manutenção possivelmente estará na faixa dos 25% ao ano, considerando-se o valor contábil do estoque.

A razão para esse valor ser assim tão alto é que há vários custos de capital, que compreende o custo das dívidas e o custo do patrimônio líquido. É comum usar o “custo ponderado de capital” para refletir isso. Mesmo que o custo do dinheiro tomado a partir de empréstimos seja baixo, a expectativa dos acionistas quanto ao retorno que esperam do investimento financeiro poderá ser alta.

Outros custos que precisam ser incluídos no custo de manutenção de estoques são aqueles referentes à armazenagem e ao manuseio, obsolescência, deterioração e pequenos furtos, bem como ao seguro e a todos os custos administrativos associados ao gerenciamento do estoque.

Portanto, o custo real de estoque é definidos por 7 fatores: Custo de capital, armazenagem e manuseio, obsolescência, danos e deterioração, pequenos furtos / perdas, seguro e custo de gestão do estoque.

2 comentários:

  1. O custo real de estoque é definido por 7 fatores. Quais são eles?

    Custo de Capital, Armazenagem e Manuseio, Obsolescência, Danos e Deterioração, Pequenos furtos / perdas, Seguro e Custo de Gestão do Estoque.

    Gabriela A. S. Morilla
    RA: 9290063

    ResponderExcluir
  2. SIDNEY GENARO NETO - 07104138 NA7-D

    considerando o valor contabil do estoque, Qual a razão do real custo de manutenção de estoque ser de 25% ao ano?

    Resposta:
    Devido há varios custos de capital, como dividas, custo do patrimonio liquido, custo de armazenagem e manuseio, obsolencia, deterioração e furtos, seguro e custos administrativos ao gerenciamento de estoque.

    ResponderExcluir