quinta-feira, 29 de abril de 2010

3.7 Lucratividade direta do produto

Uma aplicação da análise de custo logístico que vem obtendo ampla aceitação especialmente no setor varejista é a técnica conhecida como lucratividade direta do produto, ou LDP. Basicamente é um tanto análoga a analise de lucratividade do cliente, pois tenta identificar todos os custos associados a um produto ou a um pedido, à medida que percorre o canal de distribuição.

A idéia que está por traz da LDP é que em muitas transações o cliente incorrerá em outros custos além do preço imediato de compra do produto, o que geralmente é chamado de custo total de propriedade. Às vezes, esses custos ficarãoocultos e com freqüência podem ser substanciais, e, por certo, cientemente altos párea reduzir ou mesmo eliminar o lucro líquido de determinado item.

Para o fornecedor é importante entender a LDP, já que sua capacidade de apresentar baixo custo é claramente influenciada pelos custos que incidem no produto à medida que este percorre o sistema lógico. Igualmente, como distribuidores e varejistas agora estão muito mais conscientes da LDP de um item, também é vantajoso para o fornecedor entender os elementos do custo que causam impacto na LDP, para que assim possa tentar influenciá-la favoravelmente.

Um comentário:

  1. Assinale a alternativa correta para a definição de LDP.
    A- Lucro direto de produção
    B- Lucratividade direta de Produto
    C- Lucrativdade direta de promoção

    RESPOSTA : B

    Bianca M. Fanhani RA 07109094

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