quinta-feira, 29 de abril de 2010

3.4 O conceito de análise do custo total

Muitos problemas operacionais, na gestão logística, surgem porque nem todos os impactos de decisões específicas, diretas e indiretas, são levados em consideração ao longo do sistema corporativo. O que pode ocasionar tomadas de decisões que geram problemas operacionais são mudanças na política de valor mínimo do pedido, o que geram resultados não previstos. Por exemplo, um aumento na produção, pode gerar um estoque maior do que o esperado, gerando prejuízos para a empresa.

Os sistemas contábeis convencionais geralmente não contribuem para a identificação desses impactos, com freqüência alocando os custos relativos à logística em outras áreas de custo. O custo do processamento de pedidos, por exemplo, é um amálgama de custos específicos que incidem em diferentes áreas funcionais da empresa, e que em geral se mostram extremamente difíceis de ser unidos.

Abaixo segue os elementos de custos envolvidos no ciclo de processamento de um pedido:

Colocação do pedido e comunicação

Entrada do pedido

Verificação do crédito

Documentação

Separação do pedido

Entrega

Fatura e cobrança

A prática contábil para a elaboração de orçamento e padronização, tende a resultar na alocação de contas da empresa em “compartimentos”, dessa forma, os orçamentos tendem a ser estabelecidos em uma base funcional. O problema é que os custos de determinada política nem sempre estão confinados nesses compartimentos bem-definidos. É da própria natureza da logística que, assim como uma pedra atirada nas águas de um lago, os efeitos de suas políticas se espalhem de sua área imediata de impacto.

O propósito de uma análise de custo total, nesse contexto, é identificar a mudança nos custos ocasionada por decisões logísticas. O custo deve ser visto, portanto, em termos incrementais, a mudança nos custos totais causada pela mudança no sistema. Dessa maneira o acréscimo de mais um armazém a rede de distribuição ocasionará mudanças de custo em transporte, investimento em estoque e comunicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário