quinta-feira, 29 de abril de 2010

3.1 Logística e o resultado financeiro

O turbulento ambiente empresarial tem obrigado gestores de empresas às focar seus esforços no “resultado financeiro”, e esse é o fator que determina, talvez, erroneamente, a direção a ser seguida pela empresa. E em alguns casos isso leva a um foco em resultados mais imediatos, ou seja, o investimento à “curto prazo”, que é limitado e potencialmente perigoso. E isso gera uma redução nos investimentos em Pesquisa e desenvolvimento, tal qual em marcas, pela incerteza de um retorno imediato.
Outro fator de grande influência na tomada de decisão é o fluxo de caixa. Ter m fluxo de caixa forte e positivo é uma meta tão desejada quanto o lucro. E o terceiro fator na tomada de decisão, é o uso dos capitais fixo e de giro. O ROI (Return on Investment), ou seja, Retorno de Investimento, é utilizado para melhorar a produtividade do capital.
O ROI é a razão entre o lucro líquido e o capital empregado para gerar esse lucro. Portanto:

ROI = Lucro / Capital Empregado
Que pode ser expandido para:
ROI= Lucro / Vendas X Vendas / Capital Empregado

Nota-se que o ROI é o produto de duas razões, o “Lucro / Vendas”, que define a margem e “vendas / capital”, que é o capital de giro.
Portanto, para deixar o ROI mais detalhado e aprofundado, uma, outra ou ambas devem aumentar, caracteristicamente, muitas empresas focarão sua atenção na margem, na tentativa de elevar o ROI, porém pode ser mais eficaz também, em alguns casos, alavanca o capital de giro para elevar o ROI.
O desafio da logística, quando referido ao ROI, é encontrar as melhores formas de alavancar a % do RIO, e os meios que o gerenciamento logístico pode causar impactos na ROI são muitos e diversos.
Abaixo está uma listagem dos principais elementos que determinam o ROI e o potencial de crescimento para as empresas, por meio de um gerenciamento logístico eficaz.

Serviço ao Cliente => Receita de Vendas + => Lucro Eficiência Logística => Custos

Gerenciamento do Canal => Caixa + => ROI + Tempo do ciclo Financeiro => Contas a pagar e receber + => Capital Empregado Logística “just-in-time” => Estoque +Diferentes erros dos ativos => Ativos Imobilizados E grau de utilização

Nenhum comentário:

Postar um comentário